Descrição
Misturadores industriais, como o nome diz, são maquinas que misturam produtos, com intuito de criar uma mistura homogênea. Existem alguns tipos de misturadores, tais como os verticais, os laterais e os tridimensionais . Os verticais são utilizados para misturar líquidos, os laterais são usados para misturar produtos de baixa viscosidade e os tridimensionais para sólidos como grânulos e pós. Também existem alguns modelos de misturadores, tais como, ribbon blendar, misturadores em V, em Y, duplo cone.
Os do tipo ribbon blender são utilizados em misturas secas, como pós e granulados e ou em pastosos de baixa viscosidade. Os misturadores em V são indicados para processos onde não pode haver perda da eficiência da mistura, a mistura deve ocorrer de modo que sejam preservadas as propriedades dos produtos misturados, ele age de modo a ele evitar a degradação e contaminação das substancias misturadas. Também são de fácil higienização, evitando a contaminação dos produtos. Já os misturadores em Y são compostos por três tubos confluentes e realizam misturas por tamboreamento, sendo muito indicados para mistura de sais minerais e micro elementos, possuem alta facilidade de limpeza e higienização, alto desempenho com baixo consumo de energia. Os misturadores em duplo cone também realizam mistura por tamboreamento, que pedem por baixo nível de ação mecânica sobre o produto, sem perda da eficiência na mistura, também podem exercer a função de secadores ou granuladores.
Como se pode observar, os misturadores são equipamentos bem versáteis, portanto são utilizados em diversos setores da indústria, como a farmacêutica, petroquímica, alimentícia, cosmética, química, veterinária, mineração e até na construção civil. São confeccionados em aço inox ou aço carbono.
Assim como outras máquinas, a utilização de um misturador otimiza a produção, aumentando a margem de lucro e padroniza os produtos fazendo com que a qualidade no processo de produção aumente.