Descrição
O moinho aglutinador consiste em um equipamento que se apresenta geralmente na forma de um tubo, onde um motor elétrico fornece força para o giro de um eixo dotado de facas dentro desse tubo, a fim de cisalhar o material e aquecê-lo por atrito com as próprias facas e as paredes do equipamento. O cisalhamento e o calor produzido somados ao atrito fazem com que os flocos de material, inicialmente parecidos com pedaços de papel picado, se transformem em grãos como se esses pedaços de papel fossem amassados, o que facilita o fluxo do material no funil.
É composto por um rotor e um estator, onde ocorre o processamento dos materiais. A agitação é feita pelo rotor, que gira dentro do estator, misturando e aglutinando os materiais.
A velocidade e o tempo de processamento podem ser ajustados para obter a mistura desejada. Alguns moinhos aglutinadores também possuem sistemas de aquecimento ou resfriamento para controlar a temperatura dos materiais durante o processo de mistura.
São muito utilizados na indústria alimentícia, farmacêutica e química para misturar ingredientes e preparar pastas, pós e outros produtos. Os moinhos aglutinadores são projetados para operar de forma segura e eficiente, são fáceis de limpar e manter.